• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Em épocas de grandes mudanças e organização profissional, a APTHA vem se adequando ao mercado e auxiliando os seus parceiros quanto ao seu desenvolvimento, apresentando opções e indicações para melhoria contínua tanto do cliente como internamente.

    Por este motivo, a APTHA convida você, a agilizar processos, gerando assim tempo a ser empregado em prol da consultoria e assessoramento das vossas melhorias e crescimento, para o melhor desenvolvimento e adequação profissional.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Entenda como funciona o empréstimo do INSS

Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, com toda certeza algum empréstimo ou cartão de crédito consignado já foi ofertado para você, é normal possuir dúvidas sobre esse tipo de crédito e como ele funciona.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar de maneira simples o que é o empréstimo do INSS e como ele funciona.

O que é o empréstimo do INSS?

O empréstimo consignado do INSS é descontado diretamente na folha de pagamento dos beneficiários, ele é oferecido por diversas instituições financeiras e os juros podem variar, podendo encontrar taxas de até 1,66% ao mês.

Portanto, o consignado do INSS é um empréstimo com juros mais baixos que o normal, nele os beneficiários autorizam que o desconto seja feito diretamente do benefício. Os valores disponíveis podem mudar segundo os critérios dos bancos.

É possível pegar mais de um empréstimo?

Sim, o segurado pode pegar mais um empréstimo do INSS, se ele já fez um, outro pode ser solicitado, desde que ainda se tenha margem. Se ainda tiver uma porcentagem que possa ser descontada do seu benefício, é possível fazer um empréstimo.

A margem é o valor máximo que pode ser descontado da pensão ou aposentadoria para o pagamento de prestações de empréstimos consignados.

Confira abaixo quais são as margens para empréstimo pessoal (excluindo cartão):

  • Aposentados e pensionistas: a 35% do benefício para empréstimo pessoal;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): até a 30% da renda pode ser comprometida para empréstimos.

Como solicitar?

Pesquise a instituição financeira que você deseja pedir o empréstimo, após definir o banco, basta você fazer o download do aplicativo da instituição financeira (certifique-se que é o real), caso você já tenha conta no banco pode fazer por ela mesmo.

Procure a opção “empréstimos” e clique na opção para “Consignado do INSS”, alguns bancos depositam o valor na conta em algumas poucas horas, te garantindo dinheiro rápido.

Pelo site “MEU INSS” é possível consultar quais são os bancos com as melhores taxas de juros para solicitar um empréstimo. Uma outra opção para o empréstimo é ir até uma agência bancária presencialmente.