• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Em épocas de grandes mudanças e organização profissional, a APTHA vem se adequando ao mercado e auxiliando os seus parceiros quanto ao seu desenvolvimento, apresentando opções e indicações para melhoria contínua tanto do cliente como internamente.

    Por este motivo, a APTHA convida você, a agilizar processos, gerando assim tempo a ser empregado em prol da consultoria e assessoramento das vossas melhorias e crescimento, para o melhor desenvolvimento e adequação profissional.

    Entenda como fazemos...

Notícia

14º salário do INSS pode ser pago em 2023? Veja todos os detalhes dos pagamentos!

Projeto de lei pode trazer um alívio financeiro para aposentados e pensionistas do INSS.

Projeto de lei pode trazer um alívio financeiro para aposentados e pensionistas do INSS. O 14º salário, uma ideia que começou em 2020, está sendo aguardado com esperança pelos beneficiários. Vamos mergulhar nesse assunto e entender o que está em jogo.

O deputado Pompeo de Matto (PDT-RS) apresentou o Projeto de Lei 4367/20 em 2020, propondo a concessão do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Mas só em 2022 a proposta entrou em análise por uma Comissão Especial, o que basicamente reiniciou o processo de avaliação.

Em agosto deste ano, o INSS chegou a beneficiar cerca de 38.363.254 pessoas com aposentadorias, pensões, auxílios e outros benefícios. O projeto de lei que está sendo analisado promete oferecer uma parcela extra, composta por um salário mínimo mais um adicional proporcional ao salário-mínimo e ao teto da previdência.

14º salário do INSS foi aprovado?

A notícia de um possível 14º salário não deve ser comemorada pelos aposentados e pensionistas do INSS tão cedo. O processo, que já estava em fase conclusiva, foi revigorado em 2022 quando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu criar uma Comissão Especial para analisá-lo.

• Compartilhe no WhatsApp
Ainda não se sabe quando o texto será votado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Considerando que o orçamento de 2023 não inclui verba para o 14º salário, é improvável que os pagamentos ocorram neste ano.

Caso o projeto seja aprovado, terão direito ao benefício aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão.

Revisado por Eduarda Andrade