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Notícia

5 oportunidades para contabilistas no varejo

O primeiro semestre deste ano está com cara de final de 2014, ainda receoso, com um pé atrás, mas descobrirá um caminho florido pela frente

De modo geral, 2014 não foi um ano bom para o varejo, principalmente o segundo semestre, que estava envolto a períodos considerados frios para o mercado, como Copa do Mundo, eleições, restrições orçamentárias do governo com consequente apreensão do empresariado, “segurada no freio” pelo consumidor e perspectivas duvidosas. Já 2015 tem tudo para ser o oposto, por isso há muitas oportunidades para contabilistas no varejo.

1. E-commerce

O primeiro semestre deste ano está com cara de final de 2014, ainda receoso, com um pé atrás, mas descobrirá um caminho florido pela frente. Alguns setores serão fundamentais para essa melhora na economia, e são ótimas oportunidades para contabilistas. O e-commerce é um deles. Pesquisa recente de uma renomada firma de consultoria aponta o crescente aumento de compras por lojas digitais, não apenas por PCs, mas smartphones e tablets. Além disso, como as varejistas online não necessitam de estoque grande e permitem o uso do cartão de crédito — com sistemas de pagamentos digitais —, a tendência é o aumento neste negócio, que precisará de empresas de contabilidades experientes e com estrutura informatizada para suprir a demanda.

2. Alimentício

Outro segmento promissor é o alimentício. E não é somente a história que “todos têm que comer”, mas que “todos querem comer”, e comer alimentos saudáveis. O segmento de comidas leves e nutritivas, light e diet, está no cardápio do brasileiro, que nos últimos anos pode escolher o que quer. Assim, há muito a se crescer em relação ao assunto, principalmente com as pequenas e médias empresas, pois, para competir com as grandes, apostam no diferencial de uma alimentação feita sob medida aos clientes, fugindo do “fordismo alimentar”, ou seja, um tipo de alimento para grande quantidade de consumidores.

3. Franquias

Em crescimento há algum tempo, as franquias se estruturam no Brasil como uma forma rentável, organizada e, de certa forma, mais simples de empreendimento. O empresário necessita seguir a receita para fazer um bolo gostoso, claro, com um investimento geralmente alto no início, mas recuperável a médio prazo.

O franqueado que aposta no setor pode facilmente ter uma rede, e precisará de um contabilista que abrace o processo de surgimento e crescimento da rede. A outra vantagem é a publicidade, o que manterá o nome da empresa em alta por um período muito longo. A divulgação de um franqueado é a de toda a franquia.

4. Produtos infantis

Outras oportunidades para contabilistas no varejo que também terão ótimas perspectivas este ano. Uma está relacionada a produtos e serviços infantis, seja brinquedos e roupas (produtos) ou buffet (serviço). Com novidades praticamente diárias para o consumidor mirim e (novamente) o aumento da renda do brasileiro, maior é o campo de atuação nesse segmento.

5. Entretenimento

Já o último é o do entretenimento, isso porque a classe média e média-alta é a que mais gasta com diversão no país e aparentemente não está preocupada com o ano de 2015, pois continua com um ritmo alto de gastos com festas, viagens, etc.

Aproveitando as oportunidades

E como aproveitar esses filões? Percebe-se que os exemplos apresentados são totalmente distintos, por isso o escritório de contabilidade precisa se apresentar com uma carta de clientes diversificados, de vários ramos diferentes. Isso dará maior know-how para se prontificar a obter essas contas.

O contabilista não pode abrir mão de um sistema informatizado para atender os clientes. Toda a informação que ele precisar do cliente e vice-versa deve — claro, há exceções — estar a um toque, online. Quanto mais simples o processo, mais fácil ficará para o cliente. Online também deve ser sinônimo de segurança e redução de custos, dois tópicos importantes para a qualidade e a transparência das atividades do escritório.