• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Em épocas de grandes mudanças e organização profissional, a APTHA vem se adequando ao mercado e auxiliando os seus parceiros quanto ao seu desenvolvimento, apresentando opções e indicações para melhoria contínua tanto do cliente como internamente.

    Por este motivo, a APTHA convida você, a agilizar processos, gerando assim tempo a ser empregado em prol da consultoria e assessoramento das vossas melhorias e crescimento, para o melhor desenvolvimento e adequação profissional.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inscrições para o Exame de Suficiência da Classe Contábil começam no dia 26 de maio

Exame é requisito obrigatório para exercício da atividade de contador no País

 As inscrições para a 2º edição do Exame de Suficiência da Classe Contábil de 2014 começam nesta segunda-feira, 26 de maio, em todo o País. As provas serão aplicadas no dia 14 de setembro nos Estados da Federação e no Distrito Federal, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília). O prazo para inscrição vai até o dia 26 de junho, somente nos sites da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) (www.fbc.org.br) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) (www.cfc.org.br). A FBC é a entidade responsável pela aplicação das provas. 


O exame, estabelecido pela Lei nº 12.249/2010 e regulamentado pela Resolução CFC nº 1.373/2011 e suas alterações, é requisito obrigatório para a obtenção do registro profissional e exercício da atividade de contador. No Brasil, apenas os cursos de Direito e Contabilidade utilizam esse recurso para medir o conhecimento e nivelar o mercado. 

Segundo o vice-presidente de Registro do CFC, contador Nelson Zafra, o Exame de Suficiência é um instrumento importante para a classe, pois assegura um profissional mais preparado para o mercado de trabalho. “Além disso, a prova é elaborada, também, com o objetivo de avaliar os conhecimentos atuais do profissional. Precisamos de profissionais atualizados e que estejam preocupados em se capacitar para oferecer um serviço melhor e cada vez mais eficiente”, afirmou. 

Podem se inscrever para a prova de Bacharel em Ciências Contábeis os candidatos que estejam cursando o último ano ou que tenham efetivamente concluído a graduação em Ciências Contábeis. Para a prova de Técnico em Contabilidade, podem se inscrever apenas aqueles que tenham efetivamente concluído o curso. 

Desde que passou a ser obrigatório para a obtenção do registro profissional e exercício da profissão, em 2011, o Exame de Suficiência da Classe Contábil já avaliou aproximadamente 260 mil bacharéis e técnicos em contabilidade em todo o País. Esta é a oitava edição – a segunda de 2014. Na primeira, realizada no início do ano, mais de 55 mil candidatos fizeram as provas, batendo recorde de inscrições. A expectativa é que o número de inscritos seja ainda maior nesta edição.

Quem quiser pedir isenção da taxa deverá fazer a solicitação, no ato da inscrição, até o dia 30 de maio. As informações foram publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade no Diário Oficial da União (DOU) no dia 23 de maio.

Serviço:
Exame de Suficiência da Classe Contábil
Inscrições: de 26 de maio a 26 de junho.
Taxa: R$ 100. Pedidos de isenção até 30 de maio.
Nos sites da FBC (www.fbc.org.br) e do CFC (www.cfc.org.br).
Provas no dia 14 de setembro, das 9h30 às 13h30 (horário de Brasília).

Sobre o CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho possui um representante em cada Estado, e no Distrito Federal, que atua nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Atualmente, existem aproximadamente 490 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.