• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Em épocas de grandes mudanças e organização profissional, a APTHA vem se adequando ao mercado e auxiliando os seus parceiros quanto ao seu desenvolvimento, apresentando opções e indicações para melhoria contínua tanto do cliente como internamente.

    Por este motivo, a APTHA convida você, a agilizar processos, gerando assim tempo a ser empregado em prol da consultoria e assessoramento das vossas melhorias e crescimento, para o melhor desenvolvimento e adequação profissional.

    Entenda como fazemos...

Notícia

O ChatGPT pode transformar uma empresa em um negócio de sucesso?

Conheça o empreendedor João Ferrão dos Santos, que criou uma empresa online seguindo as instruções dadas pelo ChatGPT

O empreendedor português João Ferrão dos Santos, de 34 anos, que há uma década atua com startups, com experiência em e-commerce, criou uma empresa online, seguindo exclusivamente as instruções dadas pelo ChatGPT.

Em entrevista para a Inteligência Financeira, João conta que a ideia surgiu a partir de um tweet de Jackson Fall sobre pedir ao ChatGPT que criasse uma empresa lucrativa com um capital inicial muito baixo, de apenas US$ 100.

O empreendedor deu as instruções ao ChatGPT e a inteligência artificial do chat fez o resto: sugeriu um negócio online de impressão “on demand” (sob demanda) em T-shirts (camisetas), com loja no Shopify e logística fornecida pela Printful, sugeriu o nome da marca (AIsthetic Apparel) e o conceito do logotipo.

Plano de negócios

A primeira pergunta foi feita em 18 de março de 2023. Com o nome, marca, plano de negócios, João envio whatsapp para alguns amigos que aceitaram investir, incialmente, 2.500 euros.

Com o capital inicial e tudo pronto, a loja online foi lançada em dia 22 de março, exatamente quatro dias após a primeira pergunta ao ChatGPT. Hoje, tem vendas superiores a 12.700 mil euros em T-shirts.

Até para fazer designs das T-shirts, João consulta o ChatGPT. As sugestões são colocadas em um software de geração de imagem por IA e o design fica pronto para estampar as camisetas. Até as sugestões de preços do ChatGPT são aproveitadas.

A experiência tornou-se viral quando o empresário escreveu um post na sua conta pessoal de LinkedIn para explicar a ideia.

Muitos investidores

A publicação tinha, na primeira semana de maio, mais de seis milhões de visualizações, com muitos investidores que se interessaram no negócio.

Atualmente, estão assinados os contratos para 120 mil euros de investimento. Tem investidores em países da Europa e Estados Unidos. Após a primeira rodada de investimentos, agora, o foco é fazer a empresa crescer, explica João.

Estratégia de marketing

Nesta fase, o ChatGPT tem orientado o empreendedor em relação à estratégia de marketing no instagram e no facebook, qual é o tipo de design nas peças, perfil dos influenciadores que vão trabalhar. A consulta é feita uma hora por dia, no máximo.

Para os interessados em pedir orientações ao ChatGPT, João avisa eu as pessoas devem ser críticas e responsáveis em relação às dicas recebidas da inteligência artificial.