• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Em épocas de grandes mudanças e organização profissional, a APTHA vem se adequando ao mercado e auxiliando os seus parceiros quanto ao seu desenvolvimento, apresentando opções e indicações para melhoria contínua tanto do cliente como internamente.

    Por este motivo, a APTHA convida você, a agilizar processos, gerando assim tempo a ser empregado em prol da consultoria e assessoramento das vossas melhorias e crescimento, para o melhor desenvolvimento e adequação profissional.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Reflexão sobre Liderança

Uma percepção sobre os pontos que descrevem o que é liderança e qual os principais atributos que definem um líder

Autor: Adriano FossFonte: Administradores.comTags: empresariais

Eu confesso que lendo tanto sobre liderança, às vezes, eu me sinto um pouco desconexo da maioria das opiniões dos grandes escritores. Pois muitos, associam tão somente liderança às vitórias. Claro, eu entendo que isto é altamente motivacional, principalmente para quem lê isto pela primeira vez, e sim, a Liderança faz os resultados acontecerem. 

Mas eu, em minha humilde reflexão, percebo a liderança como uma força de espírito que nos faz ter amor pelo caminho, esperança nas batalhas, brilho nos olhos em meio as adversidades. Liderança para mim é ter resiliência, paciência, serenidade. Liderar é ter certeza que a luz está lá, mesmo quando todos se perdem na escuridão.

Liderança, portanto, para mim, insisto, para mim: 

É ter coragem de desafiar os próprios líderes, o sistema, a opinião da maioria, mas não por ego, não por orgulho, e sim, por amor a causa, por entender que o bem dos seus está lá, naquele objetivo, e que esses obstáculos são apenas poeira que o vento traz.

Para um líder nadar contra a correnteza é fácil, desafiar gigantes é moleza, enfrentar adversidades é corriqueiro. Pois, para um líder de verdade não existe outra opção! Não existe sequer uma razão, para buscar outra opção. 

Sim, o foco está na vitória, no objetivo, mas o líder, diferentemente dos demais guerreiros, não teme abrir caminho empunhando uma bandeira, enquanto os demais, defendem-se  com espadas. 

O guerreiro luta por que quer chegar logo a vitória e sair dali, do campo de batalha, enquanto o líder ama estar ali, por que sabe onde quer chegar!

Percebo que há uma linha tênue nesta percepção do que é ser um líder, pois os líderes são vangloriados por suas vitórias. Mas eu tenho a convicção, que onde os fracos veem a bravura, veem coragem, os líderes ao olharem para trás, veem apenas a certeza de que era esse o caminho a percorrer. Não há esta relação com a coragem, pois ter coragem é ser forte para enfrentar um medo, e o líder simplesmente faz por que entende que tem de fazê-lo.

A tal frase: "Ele não sabia que era impossível, foi lá e fez." É isso, tão somente isso! 

Se você busca forças para enfrentar suas batalhas, você ainda não está tão apaixonado por sua causa o quanto pensa que está, todavia, quando estiver, saberá o que tem que fazer e o fará por instinto.