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Notícia

Gestão Empresarial e os Sistemas de Informações

As Implicações dos avanços tecnológicos não param, porém, nas mudanças exigíveis nas estruturas organizacionais.

Gestão de Sistemas de Informações

Anacronismo em relação à Empresa e os Negócios

O contexto das mudanças rápidas e radicais em que vive a sociedade moderna, causadas principalmente pro avanços no cenário tecnológico, tem reverberações profundas na estrutura e dinâmica das organizações. As Implicações dos avanços tecnológicos não param, porém, nas mudanças exigíveis nas estruturas organizacionais. Tais avanços derrubam antigos mitos, explicam crenças e acabam construindo novos paradigmas, que por sua vez estabelecem outros requisitos para competir. Em que estágio encontram-se as empresas e qual a implicação para Gestão de Sistemas de Informações?

Uma tendência identificada pelos especialistas da McKinsey é a de que a administração vai migrar de arte para ciência. Os executivos modernos são obrigados a usar novas ferramentas e software, a cada dia mais sofisticados (à base da inteligência artificial e tecnologia neuronal), para tomar melhores decisões e gerenciar de forma de forma eficazmente suas organizações.

Assim, a eficiência administrativa está deslocando-se rapidamente da base das habilidades pessoais (intuição e faro de negócio) para mecanismos sistêmicos de tomada de decisão que dão às empresas o direito de jogar e continuar o jogo. E uma terceira tendência é a que vasta capacidade de acesso à informação está mudando a economia do conhecimento. A enorme facilidade de acesso a informação cria novos modelos de produção, acesso, distribuição e propriedade do conhecimento. Podem-se observar novas formar de acesso ao conhecimento não proprietário, desenvolvido por comunidades, não apenas por indivíduos, que gradativamente transformam-se em fontes de inovação. A grande disponibilização e acesso ao conhecimento estão alterando também sua taxa de produção. Hoje seu ciclo de duplicação está em torno de 8 meses, contra 18 meses há apenas 8 anos. Indivíduos, grupos e empresas, portanto, precisam entender as implicações destas tendências para suas profissões e seus negócios, respectivamente. Empresas, especialmente, precisam alinhar suas estruturas e estratégias competitivas para posicionar-se melhor em seu ambiente de operação e não arriscar a continuidade de seu negócio.

Para que possamos compreender melhor Gestão, Sistemas e Informações fazem-se necessário entendermos suas terminologias: 1- conjunto de esforços que tem por objetivo: (a) planejar; (b) organizar (c); dirigir ou liderar; (d) coordenar; e (e) controlar as atividades de um grupo que se associam para atingir um resultado comum 2 conjunto de princípios, normas, decisões e ações visando aproveitar da melhor formas as circunstâncias externas, de modo a utilizar o mais eficientemente possível os recursos de que dispõe a organização (pessoas, máquinas, matérias, informação e capital), para fazê-la sobreviver e progredir 3 conjunto de esforços e ações de planejamento, organização, liderança, coordenação e controle de das atividades de uma unidade organizacional, área, empresa ou grupo de empresas 4 o processo de administrar. Sistema: 1 Conjunto integrado de elementos dinamicamente inter-relacionados, desenvolvendo uma atividade ou função, para atingir um ou mais objetivos ao conjunto 2 – um todo complexo ou organizado; conjunto ou combinação de coisas ou partes formando um todo unitário ou complexo. Informações: dados que foram organizados e ordenados de forma coerente e significativa para fins de compreensão e análise para a pessoa que os recebe 2 uma mensagem escrita ou uma comunicação audível ou visível, como gestos, expressões faciais ou postura 3 conjunto de dados, ordenados e estruturados, que possuem relevância e finalidade 4 disposição de dados de modo que façam sentido, criando significados para as pessoas.

Há dois elementos intrinsecamente ligados, que nem sempre são bem entendidos em seus limites e funções: Tecnologia de Informação e Sistemas de Informação.

"Sistema de Informação: sistema organizado e integrado de geração, processamento e comunicação de dados e informações aos diversos níveis de da administração para efetivação da função gerencial, isto é para a tomada de decisões. O que caracteriza na empresa o sistema de informações não é o fato de dispor de um conjunto de informações arrumado de forma inteligível, mas sim sua integração, consistência, seu processamento e sua comunicação. Para isso, é indispensável que as informações sejam geradas a partir de um banco de dados estruturados. Em inglês: management information system.

Caros Acadêmicos (a): a inteligência é como uma grandeza a ser medida ou como um espectro de competências, onde o equilíbrio e a totalidade das componentes importam mais do que hipertrofias localizadas? Reflexão

De acordo com Laudon; Laudon (1999) e O'Brien (2001), Gestão de sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados, que trabalham juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação, produzindo resultados em um processo organizado de transformação. A cada tipo de ou conjunto específico de informação corresponde um sistema específico de informação. Por exemplo, informações de produção (volume produzido, matéria-prima necessária, quantidade de perdas e refugos etc.) são bastante diferentes de informações do comportamento dos concorrentes (que são eles, a que preços vendem seus produtos, como distribuem seus produtos etc.) O primeiro tipo de informação faz parte do sistema de informações gerencias, de caráter mais tático SIG). O segundo faz parte dos sistemas de informações para executivos (SIE), de caráter mais estratégico.

As tarefas de coleta, processamento e distribuição da informação, no entanto, não poderão acontecer se não houver, na organização, os instrumentos físicos para executar esse trabalho. Assim a Tecnologia da Informação que permite a realização das tarefas inerentes aos sistemas de informações. Fazem parte da sistematização conceitual de tecnologia de informação os computadores (extensivamente, os laptops, os palmtops, iphones, etc.), software e aplicativos específicos (como, processadores de dados, planilhas eletrônicas, software de apresentação e outros) e as redes (com fio e sem fio) que interligam os computadores.

Em suma, vale salientar que a Tecnologia da Informação, entendida como instrumentação física, e os Sistemas de Informações (que são molas propulsoras da disciplina, compreendidas como o arranjo dos vários bancos de dados, executivos e aplicativos específicos, ao serem dispostos e arranjados de uma determinada maneira, são denominadas Arquitetura da TI.

Talvez com o decorrer do tempo não haja como desmembramos cada tópico, mais vou aqui apresentar alguns tipos de sistemas de Informações de extrema relevância para as Empresas. (Ah não se esqueçam! Empresa: é uma organização (formal ou informal) constituída legalmente, economicamente e juridicamente para se obter fins lucrativos. (não se limitem a essa sistematização conceitual).

Os sistemas de informações foram divididos, de acordo com as funções administrativas, os quais, à mercê de suas funções próprias na organização, resultaram em vários sistemas, para ajudarem seus gerentes e executivos a realizarem suas tarefas e a tomarem decisões em seus respectivos níveis hierárquicos, sendo assim podem ser divididos em:

Sistemas de Informação Executivas (SIE);

Sistemas de Informações Gerenciais (SIG);

Sistemas de Informação de Suporte à Tomada de Decisões; (SISTD);

Sistemas de Informação de tarefas especializadas; (SITE);

Sistemas de Processamento de Transações (SIPT).

Já ia me esquecendo da mensagem que segue como capítulo do livro que estou escrevendo, jamais poderia deixar de mandar esse recado a Vocês: Em uma faculdade, a maior preocupação é com o crescimento intelectual do aluno, um crescimento muito horizontalizado. Muitas vezes esquece-se do crescimento vertical, pessoal, do crescimento espiritual. Não adianta fazer grandes cabeças, grandes intelectos. Uma mente excepcional sem um grande coração não é nada. A faculdade forma intelecto. Cabe a nós, professores, através da procura da verdade, da busca interior, encontrar o outro lado do ser humano: as virtudes. O ser humano da consciência ética excepcional. Fazer antes de tudo por amor. Não só em busca do dinheiro e do poder, mas tentar, pelo menos ajudar aqueles que têm mais dificuldade.

Sei que alguns de Vocês não compreenderam a mensagem que tentei deixar, mais fico muito Feliz, por bem sei que em compensação outros assimilaram com grande Sabedoria.

Fica aqui o meu muito Obrigado a Todos Vocês.

Sistemas de informação executiva (SIE)

O termo Executive Information System (Sistemas de Informações para Executivos – surgiu no final da década de 1970, a partir dos trabalhos desenvolvidos, no Massachusetts Institute of Technology (MIT, por pesquisadores como Rochard e Treacy. A sistematização conceitual se difundiu por diversas empresas de grande porte e, no final da década de 1980, um terço das grandes dos Estados Unidos das América (EUA) possuíam um SIE ou encontravam - se em via de implementar algum (FURLAN, 1994).

De acordo com McGee e Prusak, (1994), os executivos das empresas dependem cada vez mais de "ferramentas de apoio" para gerenciar de forma eficiente seus negócios. Esses instrumentos são os SIE, que são essenciais para os executivos, cujas decisões definem os destinos das organizações. Atençãooooo, os SIE são muito próximos dos sistemas de Inteligência Competitiva, por compactarem as informações e os dados internos e buscarem no ambiente de operação da organização outras informações de caráter competitivo.

Nesta linha, Haberkorn (1988) diz que esses tipos de sistemas têm como objetivo final fornecer à diretoria da empresa informações sobre a atual situação interna (suas capacidades especiais e competências concorrentes) e seu entorno competitivo, facilitando a tomada de decisão. As decisões a que se refere Haberkorn não são as trivias do dia-a-dia, mas as relacionadas com a visão de futuro da organização e as relacionadas à formulação de estratégias competitivas, que dizem respeito à sobrevivência e sucesso das organizações. Os SIE, para serem mais eficientes, devem ser combinados com outros sistemas de informação da organização. As informações dos outros sistemas internos podem ser acessadas, automaticamente, e enviadas a algum aplicativo capaz de modelar em formatos mais inteligíveis esses dados. Uma combinação deste tipo é extremamente importante, pois coleta e analisa as informações sobre o mercado, novas tecnologias, concorrentes e legislação são essenciais para os altos executivos.

Laudon e Laudon (1997) ressaltam que a arquitetura dos SIE está voltada para os executivos, com pouco, ou quase nenhum, contato com Sistemas de Informação automatizados. A característica deste tipo de sistema consiste em combinar dados internos e externos, disponibilizando-os em forma comprimida (resumos, figuras, gráficos) e de fácil leitura. Por causa dessa combinação, são sistemas mais flexíveis, que permitem a entrada e processamento de informações não estruturadas.

Sistemas de informação gerencias (SIG)

Agora eu rogo aos Acadêmicos de Administração, mesmo aos de Contabilidade, que guardem esse material, colem em seus cadernos, não joguem foram esse material é essencial agora e mais a frente necessitarão de preciosas informações contidas aqui.

Segundo Oliveira (1992), os Sistemas de Informações Gerencias são voltados aos administradores de empresas que acompanham os resultados dos setores internos de produção semanalmente, mensalmente e anualmente. Tais gerentes não estão preocupados com os resultados diários, mas mais de médio prazo. Esse tipo de sistema é orientado para a tomada de decisões estruturadas. Os dados são coletados internamente na organização, baseando-se somente nos dados corporativos existentes e no fluxo de informações. A característica dos Sistemas de Informações Gerenciais é de utilizar somente dados estruturados, que são fundamentais para o estabelecimento e cumprimento de metas em nível tático. Essas informações podem alimentar também os SIE e transformarem-se em úteis informações para o planejamento e cumprimento de metas estratégicas.

Sistemas de informação de suporte à tomada de decisão (SISTJ)

Para Laudon e Laudon (1999), os SISTD são sistemas voltados para administradores, especialistas, analistas, e tomadores de decisão. São sistemas de acesso rápido, interativos, orientados para ação imediata. São todos sistemas de informações estruturadas. Caracteristicamente, não são sistemas flexíveis de processamento de informação. São, porém, possantes e de respostas rápidas. Dadas a sensibilidade das informações para o acompanhamento do desempenho corporativo, tais informações precisam ser confiáveis e fidedignas. Por isso, os SISTD possuem mecanismos que permitem ser o controle de entrada e saída dos dados.

Até recentemente, os SISTD constituíam sistemas isolados na organização. Isto é, cada setor que abriga um conjunto de processos e, portanto, um tipo de tarefa específico requer que se tomem decisões coerentes com processos e, portanto, um tipo de tarefa próprios do setor. Assim, os SISTD do passado foram construídos para atender as tomadas de decisões localizadas. Hoje, os sistemas de informação foram integrados ao longo das organizações, num único sistema que os contém de uma forma mais eficiente: são sistemas de Gestão Integrada de Recursos da Empresa, também conhecidos como ERP (Enterprise Resources Planning). São sistemas capazes de integrar o planejamento, organização e gestão dos recursos organizacionais num método único e sistêmico.

Sistemas de informação de tarefas especializadas (SITE)

O próprio nome já diz, os sistemas de tarefas especializados tornam o conhecimento de especialistas para leigos. Auxiliam a solução de problemas em áreas onde há necessidade de especialistas. Este tipo de sistema pode "orientar" o processo decisório e assegurar que os fatores de sucesso estejam considerados e auxiliem na tomada de decisões consistentes. Os usuários dos sistemas de informação de tarefas especializadas são as pessoas de que solucionam problemas em áreas onde seria necessária a presença de um especialista. São sistemas voltados para ajudar o técnico especialista na organização da empresa. As características são flexibilidade, softwares especializados e conectividade e capacidade de importação/exportação dos dados (LAUDON; LAUDON, 1999). Sintam-se a vontade para explorar autos autores, fica a critério das Senhoras e dos Senhores.

Sistemas de Processamento de Transações (SIPT)

São sistemas de informação básica, que serve ao nível operacional da organização. Eles têm como função coletar as informações sobre as transações que ocorrem na rotina da empresa. Esses tipos de sistemas implementam procedimentos e padrões para assegurar uma consistente manutenção dos dados e tomadas de decisões. Asseguram também que as trocas que as trocas de dados sejam consistentes e estejam disponíveis para qualquer pessoa que necessitar dentro da organização. Alguns exemplos desses sistemas são os sistemas para controles de notas, compra, produção, folha de pagamento, contas a receber, cadastro pessoal, entre muitos outros.