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    Por este motivo, a APTHA convida você, a agilizar processos, gerando assim tempo a ser empregado em prol da consultoria e assessoramento das vossas melhorias e crescimento, para o melhor desenvolvimento e adequação profissional.

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Notícia

Em 2011, seja empreendedor!

Inove para crescer e prosperar

Autor: Cíntia BortottoFonte: Revista Incorporativa

Muitas pessoas falam em empreendedorismo. Mesmo dentro das empresas, sempre se procura profissionais com uma postura empreendedora. Algumas instituições até criaram a competência "capacidade de empreender". Mas o que é ser empreendedor?

Ser empreendedor é ter a aptidão de inovar, de se apropriar de determinada área, departamento e cuidar para que cresça, dê certo e prospere. Uma pessoa com perfil empreendedor tem boa visão do mercado e do negócio e consegue gerar riquezas, trazer ideias e transformar conhecimentos e bens em novos produtos e/ou serviços. O termo "empreendedor" também é usado para aquele que fundou uma empresa ou negócio que não existia.

Encontrando um caminho

Nem todos têm de mudar de negócio para serem empreendedores. Agora, é sabido que com a economia aquecida, diversificar o negócio ou entrar em novas empreitadas pode significar ganhar mais dinheiro.

Se você quer mudar de ramo ou entrar em um novo segmento, a primeira coisa a se fazer é estudar o mercado. Quem são os clientes, qual o faturamento do mercado nos últimos anos, a tendência é de crescimento ou queda, onde é o melhor ponto para se instalar, qual a melhor forma de ter baixo custo fixo, no que investir primeiro, com qual margem posso vender os produtos e/ou serviços, onde e como encontro profissionais especializados, quanto devo pagar, quem são meus concorrentes, quais as fortalezas e debilidades deles e assim por diante são pontos importantes a serem considerados. Assim, conhecer o mercado, clientes, fornecedores e concorrência é o primeiro passo.

Depois do estudo, vem a parte prática. Procure um lugar para se instalar, comprar maquinário se for o caso, contratar, comprar as mercadorias e começar o marketing do novo negócio. Muitos empreendedores vendem a ideia antes de tudo. Então, quando começam com o negócio, muita gente já sabe e já está pré-determinada em investir, comprar ou ajudar. Isto também pode fazer uma grande diferença.

Preste atenção!

Quando vamos começar um novo empreendimento, é preciso estarmos atentos a alguns pontos fundamentais:

1) Questões de zoneamento, higiene e saúde: siga a legislação sempre checando junto à prefeitura.

2) Alvará de funcionamento: este é outro item que deve ser providenciado junto à prefeitura de sua cidade.

3) Se você for trabalhar com alimentos ou cosméticos, a legislação é própria em cidades como São Paulo, Rio de janeiro e Fortaleza. Se você for trabalhar com alimentos, peça um segundo alvará para a vigilância sanitária.

4) Se você for abrir o negócio em casa, tenha uma entrada separada para fornecedores, clientes e funcionários e um espaço reservado para o seu negócio; tenha uma linha telefônica própria, com atendimento mais profissional; cuide da acústica para que sons de casa tais como filhos, eletrodomésticos, não interfiram você ao receber um telefonema profissional.

5) Terceirize serviços que não agreguem tanto valor ao negócio, tais como fotocópias e entregas com serviços de motoboy. Assim você terá mais tempo a tarefas comerciais e de criação.

6) Registre um domínio na internet e tenha uma página para a sua empresa. Um website sempre sinaliza de forma profissional que tipo de serviços sua empresa irá prestar e gera credibilidade perante os clientes.

Sou empreendedor?

Para descobrir se você tem perfil mais empreendedor ou se seu talento é para trabalhar em uma empresa existem várias formas, uma delas é contar com a ajuda de um consultor de RH. Caso você não tenha o empreendedorismo na veia, seguem algumas dicas para desenvolver esta habilidade:

- Inove, pense em formas diferentes de fazer as mesmas coisas, pense em produtos ou serviços que atendam necessidades para as quais ainda não existem soluções.

- Pense em uma forma de vender esta inovação. Quem compraria? Quanto custaria?

- Arrisque: no mundo do empreendedorismo, quem não toma risco não tem sucesso.

- Tenha um administrador por perto. Se você é bom em inovar mas péssimo para gerir um negócio, convoque alguém que tenha este talento para lhe ajudar.Muitos negócios fecham no Brasil porque muitas vezes os empreendedores não conseguem administrar bem seus negócios.

Um plano de negócios bem feito, consciente com a quantidade de meses para que o retorno sobre o investimento feito comece a voltar, pode minimizar sobremaneira as chances de risco de seu empreendimento. Em 2011, temos muitas oportunidades para os empreendedores de plantão, portanto, siga confiante e boa sorte!  (Diário do Grande ABC)