• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Em épocas de grandes mudanças e organização profissional, a APTHA vem se adequando ao mercado e auxiliando os seus parceiros quanto ao seu desenvolvimento, apresentando opções e indicações para melhoria contínua tanto do cliente como internamente.

    Por este motivo, a APTHA convida você, a agilizar processos, gerando assim tempo a ser empregado em prol da consultoria e assessoramento das vossas melhorias e crescimento, para o melhor desenvolvimento e adequação profissional.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Cobrança indevida foi o principal problema reclamado pelo consumidor em 2008

Em 2008, o problema que mais causou dor de cabeça aos consumidores brasileiros foi a cobrança indevida de determinado produto ou serviço.

Fonte: InfoMoney

Em 2008, o problema que mais causou dor de cabeça aos consumidores brasileiros foi a cobrança indevida de determinado produto ou serviço.

Isso porque ele representou 25,3% do total de reclamações registradas pelo Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), no ano passado, segundo os dados divulgados na última terça-feira (10).

A classificação do problema mostra o dano sofrido pelo consumidor no mercado de consumo em todo o Brasil.

Principais problemas
Em seguida, vieram os problemas com contrato, representando 10,2% do total, e referentes à garantia, 10%. Na tabela abaixo, é possível verificar os problemas mais reclamados pelos consumidores no ano de 2008:
 

Problema Percentual de 2008
Cobrança indevida 25,3%
Contratos 10,2%
Garantia (abrangência, cobertura, etc) 10%
Dúvida sobre cobrança / valor / reajuste 4,1%
Produto entregue com danos / defeitos 3,9%
Calculo de prestação / taxa de juros 3,4%
Calculo de prestação em atraso 3,2%
Serviço não fornecido 2,6%
Não entrega / demora na entrega do produto 2,3%

 

Fonte: Sindec

 

Cartão de crédito e serviço de telefonia

 

Outros dados do Sindec revelam que, no ano em que se encerrou, o cartão de crédito foi o principal alvo de queixas dos consumidores.

 

Foram registradas 80,4 mil reclamações, o que representa 11,1% de um total de 724 mil demandas recebidas pelos Procons de 23 estados e do Distrito Federal. Em seguida, vieram as queixas contra os serviços de telefonia móvel, com 10,8%, e da fixa, com 10,3%.